Back to series
Salmos 103:1-14
“1 Bendiga o Senhor a minha alma! Bendiga o Senhor todo o meu ser! 2 Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos! 3 É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, 4 que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, 5 que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. 6 O Senhor faz justiça
e defende a causa dos oprimidos. 7 Ele manifestou os seus caminhos a Moisés, os seus feitos aos israelitas.
8 O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. 9 Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre;
10 não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.11 Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; 12 e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.13 Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; 14 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó”.
INTRODUÇÃO
Grande parte dos eruditos do estudo da Bíblia, acreditam que este salmo foi escrito por Davi já na sua velhice.
Davi já não é mais um rapaz novo que cuida de ovelhas, menino de recado da família;
Davi já não é mais o guerreiro forte, matador de gigantes, cortador de prepúcio dos inimigos;
Davi já não é mais o bonitão, assanhado, que anda atrás de mulher casada.
Ele já está velho — assim muitos concordam — pensando um pouco mais sobre a vida e como as coisas acontecem.
Talvez pensando nos bons e maus resultados que ele conseguiu em diversas áreas: Foi um tremendo guerreiro, mas um péssimo marido e pai.
No exercício da sua devoção ele faz um clamor à sua própria alma: “Bendiga o Senhor, ó minha alma!”
Na realidade, esse é um clamor que todos devemos fazer. As coisas ruins se destacam tão mais do que as boas, que é fácil esquecer que temos razões para bendizer a Deus.
Eu quero conversar hoje aqui, sobre essas razões de bendizer e sobre um modelo de vida que se destaca pelo modo excelente de exaltar a Deus.